A falta de sentido

Estou com uma angustia e tristeza faz duas semanas, isso aconteceu depois que bebi muito, e não lembro de quase nada! Faz 1 mês também fiz uso do LSD. Será que pode ser isso?(…) Na primeira semana me sentia como se nada mais fizesse sentido!

O comentário deixado no meu site testemunha um estado psíquico penoso e preocupante, cujos componentes são a tristeza, a angústia, o consumo excessivo de álcool e até o uso de uma droga pesada. Se o quadro é preocupante, o sentimento de que nada mais faz sentido é o mais arrasador.

É interessante notar que, para tentar explicar esse estado psíquico penoso e confuso, o autor do comentário imagina que o uso excessivo de álcool e o recurso esporádico do LSD possam ser os fatores que dispararam o processo.

No entanto faz muito mais sentido pensar que o fator desencadeador seja a constatação da falta total de sentido, da qual decorrem a angústia, a tristeza e a fuga maníaca através do uso do álcool e da droga.

Na realidade não é por acaso que o visitante do site criou essa sequência. Até profissionais que trabalham no tratamento de toxicodependentes às vezes dão a impressão que, eliminado o uso do álcool e das drogas, a recuperação foi bem sucedida. Os baixos índices de recuperação permanente de toxicodependentes decorrem justamente dessa falsa ilusão.

Embora a desintoxicação nesses casos seja fundamental, a recuperação do dependente somente pode decorrer de um tratamento terapêutico adequado que o ajude a se reposicionar diante do sentido de sua existência, bem como de um tratamento terapêutico que envolva os seus familiares, que, na maioria dos casos, são cúmplices inconscientes dos seus problemas.

Diante da constatação que a vida não tem sentido, é evidente que o sujeito tende a desistir de sua existência, ou a viver em um estado “anestesiado” de fuga constante amparada no álcool, na droga, no jogo, nas compras compulsivas, etc.,.Todos são recursos destinados a aliviar a angústia e a ansiedade que disparam os processos de dependência.

Neste sentido, o tratamento terapêutico só pode ser efetivo se consegue pôr a pessoa em contato com a sua estrutura psíquica como um todo, sobretudo com o seu arcabouço inconsciente.

Usamos cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial