Bullying

Sempre temos notícias de briga entre alunos na porta da escola. Minha pergunta é: o que origina esse tipo de comportamento? É sinal de algum tipo de conduta ou apenas uma busca de afirmação de “superioridade” diante dos colegas. — Ana – Rio de Janeiro Tenho ouvido muito falar do termo bullying, mas não sei ao certo o que é. Gostaria de esclarecimentos. — Maria Rita – Guaratinguetá

Seu filho costuma ser vítima de brincadeiras de mau gosto ou ser chamado por apelidos que o ridiculizam? Os colegas costumam roubar seus pertences (livros, cadernos, brinquedos, dinheiro)? Volta da escola com as roupas rasgadas, com feridas ou hematomas e não consegue explicar como se feriu? Costuma ficar sozinho durante o recreio escolar? Mostra-se deprimido, desmotivado, seu rendimento escolar caiu? Si esses sintomas se apresentam conjuntamente e com freqüência é provável que seu filho possa ser vítima do que se considera ser o “bullying”. O termo indica todo tipo dei intimidação e agressão que pode ocorrer entre crianças e jovens, sobretudo no meio escolar.

A violência na escola sempre existiu. Todos nós lembramos daquele colega que todos gostavam de ridicularizar. Em tempos passados, os próprios professores costumavam exercer algum tipo de violência e intimidação em relação aos alunos. Costumava-se aplicar até castigos corporais na escola.

Hoje os tempo mudaram, a maioria dos professores se conscientizou de alguma forma que exerce o papel de educador.

Author avatar
Roberto Girola
https://robertogirola.com.br
Usamos cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência.