Sonhos com o além

Outros

Meu marido sonha com a pós-morte. Acorda assustado. Esses sonhos vêm acontecendo faz um ano e são frequentes. Eu não sei o que dizer pra ele, pois que vamos morrer é fato e o que acontece depois ainda é um mistério. Será que é caso para uma psicóloga? Como ajudá-lo? (pergunta feita via site)

Sonhos com o além

Do ponto de vista da Psicanálise, o trabalho do sonho, ou seja a forma como o sonho é construído, é uma produção do nosso inconsciente, que está tentando elaborar algum conteúdo emocional reprimido, trazendo-o para a consciência.

À diferença de outras abordagens do mecanismo psíquico do sonhar, a Psicanálise vê o sonho como algo “pessoal”, o que não impede que ele tenha conteúdos e referências que podem ter sido extraídos do imaginário coletivo (mitos, crenças, literatura, etc.), mas quando isso ocorre há um processamento que é estritamente subjetivo. Dito de outra forma, para construir o cenário do sonho o inconsciente pode recorrer a imagens extraídas do dia-a-dia e em particular do dia anterior (restos diurnos), do seu repositório de memórias, ou também a imagens recorrentes no imaginário coletivo.

Usando como pano de fundo esse cenário, o inconsciente cria uma pequena peça teatral. Para isso ele convida determinados “personagens” que assim como o cenário também foram escolhidos por alguma razão que somente faz sentido para o sonhador. Neste sentido é importante saber o que cada personagem convocado no sonho “significa” ou significou na vida dele. Através de associações o sonhador pode evocar sentimentos ou memórias que aquele personagem em especial desperta nele. Isto explica claramente por que o sonho, do ponto de vista da Psicanálise, não pode ser interpretado de forma genérica, sem a participação do sonhador.

No caso levantado pela pergunta, temos um “cenário” bastante peculiar, o mundo do além. Para entender que sentimentos e angústias o inconsciente quer “abordar” através do sonho, seria importante que o sonhador associasse os sentimentos que ele experimenta durante o sonho a situações de sua vida, tentando ver que tipo de angústia está associada ao pensamento do morrer e do que acontece após a morte. As possibilidades são múltiplas e, como já disse, somente o ambiente terapêutico pode proporcionar uma abordagem adequada.

(0 votos)
Visualizado 2669 vezes

Log in

fb iconFazer login com Facebook
Criar uma conta