Em busca da esperança: o Lógos Spermaticós

Sinto dificuldade em ter esperança diante desse conturbado panorama mundial. É ingenuidade ainda querer ter esperança?

Em busca da esperança: o Lógos Spermaticós

Não, não é ingenuidade. A esperança nos move e permite que possamos ainda “sonhar”.

A história da humanidade sempre foi marcada por movimentos cíclicos alternando períodos de relativa paz e prosperidade com períodos de crise, marcados por guerras, epidemias, dificuldades econômicas e grandes catástrofes naturais. As barbáries nunca deixaram de assolar o cenário humano, com maior ou menor intensidade, deixando os mais indefesos á mercê da violência dos mais fortes.

Há contudo algo novo, que torna mais difícil lidar com essa realidade nos dias de hoje. Trata-se da explosão dos meios de comunicação e da velocidade com a qual as notícias circulam e se multiplicam através de diferentes canais. Se um massacre ocorre na Síria, as imagens percorrem o mundo em poucas horas.

Lidar com esse bombardeio de estímulos audiovisuais é certamente difícil do ponto de vista psíquico. A massa de informações é tão grande que fica difícil processá-las sem ser tomados por um sentimento de depressão.

 Mas há também outra dificuldade. Hoje somos dominados pela cultura do espetáculo. A tragédia tem um apelo espetacular. O que não é espetacular não atrai e não desperta interesse. Dentro da lógica do espetáculo dificilmente chamam a atenção pequenos fatos do dia-a-dia que representam o “normal” e o lado construtivo da vida.

Pensando nisso me veio em mente uma expressão dos primeiros séculos do cristianismo. Para designar a presença de Deus no mundo, um teólogo da época usou a expressão grega Lógoi Spermaticói, que poderíamos traduzir por sementes do Lógos. O Lógos, na linguagem teológica, é a palavra criadora de Deus, a sua manifestação.

O que é uma pequena gota de esperma? Aparentemente nada, mas nela se encerra todo o potencial de uma vida humana que pode transformar a humanidade. Na imensa potencialidade do que é pequeno se encerra a surpreendente força dos pequenos atos que transmitem esperança por serem sementes de vida se opondo à lógica da morte.

(0 votos)
Visualizado 1703 vezes

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Log in

fb iconFazer login com Facebook
Criar uma conta