O instinto de morte

Como ajudar um fumante a largar o vício, se ele não faz questão alguma de parar, mesmo sabendo dos riscos causados pelo tabaco?

O instinto de morte

A pergunta me lembrou de uma frase de Sto. Agostinho que soa mais ou menos assim: “Quem o criou sem a sua participação, não pode salvá-lo sem a sua participação”. Não há tarefa mais ingrata e inútil que tentar salvar quem não quer ser salvo. O ser humano não faz nada, a menos que tenha alguma motivação pessoal, mesmo que seja apenas aquela de se safar de algum perigo (a perda da vida, do dinheiro, do emprego, do parceiro, etc.).

 Para a Psicanálise, duas “pulsões” estão à base de qualquer “movimento” do ser humano: o desejo e a agressividade. Ambas as pulsões estão a serviço do instinto vital. Existe contudo outra “pulsão”, cuja função não é o avanço em direção a um objeto qualquer e sim o retrocesso, em direção ao estado inanimado, à autodestruição e á paralisia: trata-se daquilo que Freud denominou o instinto de morte.

O próprio pai da Psicanálise, no meio dos escombros da Primeira Grande Guerra, ao perceber o cenário de morte – inclusive da filha -- e destruição que o circundava e ao ter que lidar com os traumas da guerra dos seus pacientes, se surpreendeu por ter que admitir que o ser humano não era apenas movido por instintos eróticos (de vida), como até então achava, e sim também por esse inexplicável instinto que não visa o prazer e sim exatamente o contrário, o desinvestimento da vida e a repetição do mesmo.

Quando o instinto de morte se torna a força dominante do psiquismo, é difícil qualquer tipo de intervenção, a não ser o silêncio solidário, com o sofrimento psíquico mascarado muitas vezes por um estado de indiferença e de repetição das mesmas atitudes. Para Freud esse instinto seria uma defesa contra a “tensão” causada pelo desejo, em busca de uma “paz” interior muito parecida com a paz dos cemitérios.

(0 votos)
Visualizado 2737 vezes

Mais nesta categoria:

« Voracidade Medo de cachorro »

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Log in

fb iconFazer login com Facebook
Criar uma conta