Sexo e casamento

Sou casada há 10 anos. Meu esposo é obeso e tem dificuldade para manter relações sexuais. Ele não me procura. Só temos momentos íntimos quando eu peço. A gente tem um convívio muito bom, mas falta sexo. O que eu faço?

Casamento sem sexo

A intimidade afetiva e as relações sexuais são um elemento importante na vida do casal, infelizmente, isto não impede que possa ocorrer um desgaste que mina a relação.

A perda de interesse pode estar relacionada a fatores físicos, mas também a fatores psicológicos, o que torna ainda mais difícil achar uma solução, sobretudo quando esses fatores são inconscientes.

No homem a “conquista” sexual representa um incentivo narcísico, gerando uma sensação de “potência”, mas isso não é suficiente para que o desejo sexual se mantenha vivo, sobretudo quando a conquista já não é mais percebida como tal. O desejo sexual se mantém vivo quando o homem continua se sentindo objeto do interesse da mulher que, ao responder às suas investidas amorosas, mostra que o deseja sexualmente, porque o admira ou o teme.

 De forma geral, a mulher também vive processos psíquicos relacionados à necessidade de se sentir “desejada e desejável”, fazendo com que recorra à sedução. O interesse que o homem manifesta por ela ao corresponder; preenche essa “falta”, desde que ela o ache suficientemente “potente” para despertar o seu desejo.

Frequentemente, se o homem perde seus atributos fálicos (porque engorda, bebe, está desempregado, doente ou sem dinheiro, etc.), a mulher pode começa ar a se desinteressar sexualmente. Como consequência, a falta de interesse dela acentua a queda do desejo sexual dele, piorando a situação.

Por outro lado, caso prevaleça tanto no homem como na mulher a tendência melancólica, o investimento afetivo recai sobre a fantasia de um parceiro idealizado, lançando uma sombra sobre o parceiro real que está ao seu lado que deixa assim de ser atrativo.

A perda de atração sexual é às vezes compensada por uma intensificação do afeto e do carinho, mas dificilmente isso a substitui. O mais comum é que a perda de interesse sexual provoque também uma queda da intimidade afetiva, o que torna a relação difícil e a recuperação da atração sexual problemática. Isto naturalmente poderá prejudicar seriamente a manutenção do casamento.

(0 votos)
Visualizado 3337 vezes

Log in

fb iconFazer login com Facebook
Criar uma conta