O desafio de arriscar

Comportamento

Tenho um sonho e uma ideia constante de mudar de profissão, porém tenho medo do inseguro. Até qual altura da vida vale arriscar-se?

O desafio de arriscar

O medo do inseguro se baseia sobre a falsa segurança de achar que o que temos é garantido. O caminho já trilhado oferece uma falsa sensação de controle, baseada na suposição de que as coisas sempre serão como já foram.

A maior ameaça que pesa sobre essa ilusão é a experiência da morte. É bastante curioso observar o quanto o nosso psiquismo é empenhado para esquecer esse detalhe: um dia certamente vou morrer. Alguns supõem que esse é um sinal da imortalidade da alma humana, que não vê na morte o fim de sua existência. No entanto, mesmo que admitamos essa possibilidade, não há dúvidas que a morte, mesmo que não seja vista como o fim de tudo, representa uma experiência radical de mudança e de transformação, que nos lança para o desconhecido.

Outro sinal curioso da nossa dificuldade de lidar com a insegurança é o quanto se investe para “garantir” a sensação de segurança. Vivemos rodeados de grades, cercas elétricas, alarmes, câmeras de segurança, rotinas de controle que nos levam a abrir mão de nossa liberdade. Em contrapartida a violência impera soberana e a qualquer hora podemos ser alvos de seus efeitos devastadores.

Para que o psiquismo possa lidar com o desafio de arriscar-se é necessário um processos interno que permita desfazer a ilusão de segurança, sem que isso afete a nossa possibilidade de encantar o mundo. Parece contraditório, mas não é impossível. É um processo que passa pela aceitação daquilo que Freud chamava “princípio de realidade”, que supõe acolher a contradição que se encerra na ambiguidade do humano. Um primeiro efeito é não se surpreender com o fato de que nada é seguro. Existem probabilidades de algo ser menos arriscado, mas não há garantias absolutas de nada.

O importante é avaliar os riscos com a relativa objetividade que permite a nossa limitada percepção da realidade. Nós não temos pontos de vista e sim pontos para ver as coisas. Levando em conta isso, nada é seguro e nada é tão arriscado como parece.

(0 votos)
Visualizado 2959 vezes

Log in

fb iconFazer login com Facebook
Criar uma conta