O lugar do homem e da mulher na contemporaneidade

Curso no CEP

  Acesse aqui para se inscrever

O lugar do homem e da mulher na contemporaneidade: aspectos clínicos  

Docentes
Roberto Girola: psicanalista, pós-graduado em Teoria Psicanalítica pela Universidade São Marcos, licenciado em Filosofia pela UNISAL e pela Facoltá Interregionale di Torino e Milano e bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade do Latrão (Roma). Autor dos livros: "A Psicanálise Cura? Uma Introdução à Teoria Psicanalítica" e "Perguntas a um Psicanalista", ed. Ideias & Letras. Atuou por 20 anos como editor e consultor editorial de várias editoras. Participou por dois anos do Prêmio Jabuti como jurado.
Gabriel Zaia Lescovar: Psicólogo, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, doutor em Psicologia Clínica pela USP e estudioso da clínica psicanalítica por meio do vértice da comunicação, segundo Sándor Ferenczi e D. W. Winnicott, em diálogo com a Fenomenologia Existencial.  
 
Objetivo
As dimensões relacionais do mundo contemporâneo ampliam e problematizam o lugar do homem e da mulher no atual contexto cultural e social, trazendo novos desafios clínicos para a compreensão dos elementos masculinos e femininos, sua interação nos aspectos identificatórios e projetivos que atuam na constituição do sujeito e nas relações, sugerindo a a necessidade de ampliar a forma como foram tradicionalmente compreendidos na história da psicanálise.  
 
]Programa:
i.        Apresentação do curso                           
ii.        A visão freudiana                          
iii.        Masculino e feminino em Ferenczi e Winnicott                     
v.        Ambiguidade do feminino no contexto judaico-cristão
vi.        Lacan e o feminismo   
vii.        Complexidade psicológica das questões de gênero
 
Dirigido
Para psicólogos, psicanalistas, psiquiatras, educadores e outros profissionais das áreas humanas.  
 
Carga horária 18 hs. (9 aulas de 2 horas cada)
  
Data 1º semestre - sextas-feiras, 15h30 às 17h30, nos dias 28 de abril; 05, 12, 19 e 26 de maio e 02, 09, 23 e 30 de junho.  

  Acesse aqui para ficha de inscrição 



 

Última modificação em: Quarta, 15 Março 2017 09:58
(0 votos)
Visualizado 3807 vezes