Terapia por computador

Outros

Tratamentos psicológicos podem ser realizados por computador? Eles trazem os mesmos resultados? Joana Guimarães da Fonseca, São Paulo (SP)

Terapia por computador

O que caracteriza uma terapia psicanalítica, diferenciando-a de outros tratamentos? Ela pode ser realizada à distância? Freud falava de uma regra fundamental: o analisando deve dizer tudo o que lhe vier à cabeça, mesmo que se sinta compelido a omitir algo por considerá-lo supérfluo, ou vergonhoso.

Para Freud, a análise é um processo que leva o paciente a se deparar com o seu inconsciente, através da associação livre (aplicação da regra fundamental), mediante a interpretação do seu discurso, dos sonhos e dos atos falhos.

 Existem diferentes linhas de atendimento psicanalítico, mas todas levam em consideração a regra fundamental. Este é o motivo pelo qual o analista procura não interferir no discurso do paciente, mantendo-se em silêncio e neutro quanto aos seus enunciados (abstinência e neutralidade do analista), praticando o que Freud denominou de escuta flutuante, que envolve o próprio inconsciente do analista. O objetivo é que o paciente possa organizar e se conscientizar do seu “discurso” interno.

Existe outro elemento fundamental para o processo psicanalítico: a transferência. Trata-se de um conjunto de fenômenos que se relacionam à imagem do analista que o paciente constrói dentro de si e com a qual interage em um processo inconsciente de projeções e introjeções, que resulta em identificações positivas ou negativas, alternado amor e ódio.

Este processo não envolve apenas o analista em si, mas também o setting analítico (o lugar do atendimento) que também passa a ser revestido de um valor afetivo, se prestando á comunicação entre o mundo interno do paciente e o mundo interno do analista, mediado pelo ambiente externo.

No que diz respeito á psicanálise, desde que o essencial do processo seja mantido, algumas sessões efetuadas por videoconferência podem ser um recurso auxiliar viável, sobretudo quando o paciente está em outra cidade, desde que o paciente possa garantir, no lugar onde se encontra, um setting favorável e protegido.

(0 votos)
Visualizado 4196 vezes