As opções de quem busca ajuda psicológica

Outros

 Qual a diferença entre o psicanalista e o psicólogo?  Marcos Antônio Carvalho Salvador (BA)

As opções de quem busca ajuda psicológica

Quando alguém se conscientize da necessidade de enfrentar uma terapia, surge a dúvida sobre a escolha do profissional. Para ajudar quem estiver diante desse dilema, vou falar de três tipos de profissionais que são especializados no atendimento terapêutico: o psicólogo, o psicanalista e o psiquiatra. A primeira grande diferença entre esses profissionais diz respeito à sua formação.

 O psicólogo é um profissional que fez um curso de graduação de cinco anos e se formou em psicologia. O curso visa oferecer aos alunos as bases para uma formação ampla, que depois se afunila de acordo com a escolha do aluno para a área clínica (o atendimento em consultório), embora sem se focar em uma linha específica de atendimento, ou para outras áreas (hospitalar, empresarial, social, etc.). Frequentemente o profissional, uma vez terminado o curso de graduação, opta por uma especialização de acordo com a sua área de atuação.

O psiquiatra é um médico que se especializou no tratamento de problemas mentais. Por se tratar de um ramo da medicina o atendimento é essencialmente voltado a oferecer uma ajuda farmacológica, de acordo com os sintomas do paciente. Na maioria dos casos o recurso a um psiquiatra é recomendado quando existem distúrbios que trazem sérios impedimentos à vida social, profissional ou pessoal. Não é raro que o psiquiatra tenha também se especializado em outras áreas, como a própria psicanálise ou outros tipos de técnicas terapêuticas. O próprio psiquiatra pode indicar algum tipo de terapia como suporte complementar para o tratamento.

O psicanalista é um profissional (já formado em psicologia, medicina, ou em outra área das ciências humanas) que aprofundou a Teoria Psicanalítica (portanto focado no estudo dessa linha) , em nível de pós-graduação, frequentando cursos oferecidos por instituições de tradição psicanalítica. Além do estudo teórico, o psicanalista deve se submeter à análise pessoal e à supervisão de seus atendimentos, com um profissional experiente.

(0 votos)
Visualizado 6714 vezes